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Comportamento é uma série de ações e reações de um indivíduo que podem variar de acordo com o ambiente em que o mesmo estiver inserido.

Temos vários ambientes que fazemos parte: família (no papel de filhos e no de pais), cônjuge, amigos do trabalho, amigos da infância, amigos mais recentes, dentro da religião (independente da sua prática religiosa), trabalho, etc.

Em cada um desses ambientes temos comportamentos diferentes e isso tem muito a ver com o papel que desempenhamos em cada um deles e todos estão ligados à nossa visão de nós mesmos.

No ambiente de trabalho também é assim. Muitos dos nossos comportamentos estão relacionados a nossa visão e percepção de nós mesmos, além de outras coisas que também estão envolvidas.

 

 

O nosso comportamento reverbera no meio em que estamos inseridos. Ou seja, provoca reações nas pessoas que convivem conosco. Podemos provocar alegria, raiva, repulsa, união, motivação, desânimo, distanciamento, aproximação, etc. Tudo com base na maneira com que nos comportamos nesse ambiente.

Você já deve tido a experiência de ter um colega de trabalho tremendamente negativo, que reclamava de tudo ou falava mal de todos, fazia fofocas… não teve?

Então eu te pergunto: como você reagia diante dessa pessoa? Se juntava para criticar ou incentivá-lo nas reclamações? Evitava contato, saia de perto, disfarçava para não ter que conversar com ele, porque achava-o chato? Talvez você soubesse como falar com ele sem que ele reclamasse, de repente, fazendo-o um elogio, tratando-o com gentileza e direcionando-o para algo positivo?

Percebe aqui as diferenças de comportamentos, inclusive diferentes reações que podemos ter diante da mesma situação?

Você também já pode ter percebido que temos colegas de trabalho, funcionários e gestores com características mais predominantes em seus comportamentos.

Uns são mais discretos, introvertidos, super certinhos e detalhistas para executar uma tarefa, outros são mais rápidos, fazem várias coisas ao mesmo tempo e não gostam perder tempo com detalhes.

Podemos também ver alguns mais comunicativos, extrovertidos, rodeado de pessoas e sempre mais populares nos grupos, pois fazem amizade facilmente e tem ainda aquele que é tranquilo, gosta de organizar, cuidar dos detalhes, planejar tudo com antecedência e está sempre a disposição de cooperar e ajudar o outro.

Lidamos com pessoas diferentes a todo instante no ambiente de trabalho, seja ele o melhor amigo ou aquele colega que não gostamos tanto, seja o gestor ou com o colaborador.

O mais importante é identificarmos como nos comportamos atualmente e como podemos melhorar nossas reações diante de certas dificuldades que enfrentamos no ambiente de trabalho e nos relacionamentos com chefes ou subordinados.

Você já teve ou conheceu um líder ou gestor “tóxico”. Aquele que batia até na sombra, tratava as pessoas com indiferença e nunca reconhecia a equipe?

Como era essa equipe? Como eles reagiam? Como eram os comportamentos deles?

Pode ser que fossem a maioria amedrontados e muito provavelmente explodiam uns com os outros com o propósito de se protegerem. Também não tinham espírito de colaboração, de equipe unida, pois cada um queria cuidar somente do que era seu, para não levar bronca depois.

Ao contrário de um líder motivador, encorajador que sabe desenvolver a equipe, dando espaço para que cada um cresça, se desenvolva e faça suas tarefas do seu jeito, claro que dentro de umas regras básicas. Um líder assim reconhece o que cada colaborador entrega, consegue manter a equipe engajada, unida, trabalhando em prol da cooperação.  Desperta o respeito, a lealdade e comprometimento nos seus colaboradores.

Repare como o comportamento dos líderes que citei acima reverbera em toda a sua equipe e modelo de gestão.

Assim é com todos nós. A maneira que você se comporta no ambiente de trabalho gera automaticamente uma reação naqueles que se relacionam e convivem com você.

Se somos explosivos, impacientes ou simpáticos e gentil, se somos comprometidos e dedicados ou se cumprimos apenas com a obrigação e pronto, se temos iniciativa e mostramos o quanto somos confiáveis ou se fazemos fofocas, reclamamos e tentamos contaminar os outros, tudo isso reflete naqueles que estão ao seu redor.

Agora a minha pergunta para você é:

Como você gostaria de ser visto no seu ambiente de trabalho? Em qual time você gostaria de fazer parte? O time daqueles que reclamam, que fazem fofocas e acabam criando aquele ambiente contaminado e negativo ou daqueles que são justos, parceiros, comprometidos e que veem o lado positivo das coisas, gerando ao seu redor um ambiente leve e positivo?

Em se tratando do seu cargo/função dentro da empresa em que trabalha, você também gostaria de uma promoção ou mudança de cargo? Ou talvez você gostaria de ser mais reconhecido pelo seu gestor?

Quais comportamentos você acredita que tem hoje, que possam te ajudar a conseguir isso que você quer?

Quais comportamentos você acredita que possam estar te impedindo de conseguir isso?

O que você acha que pode mudar a partir de então para que seu objetivo seja alcançado?

De que forma você pode fazer isso?

De 0 a 10 quanto você verdadeiramente acredita que isso pode te ajudar?

De 0 a 10 quanto você está comprometido a trabalhar esses pontos de melhoria?

Lembre-se: 

Faça a sua parte e veja o que pode transformar no seu ambiente de trabalho.

Um forte abraço,

Renata F. Barros

Master Coach de Carreira & Analista Comportamental

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