fbpx

Como falei no meu último artigo aqui no blog, comportamento é um conjunto de ações e reações de um indivíduo.

Falei também que os comportamentos geram uma reação automática no ambiente em que esse indivíduo está inserido. Por exemplo, você já percebeu que quando o gestor de uma empresa está bravo ou mais tranquilo, os membros da equipe se comportam de maneiras diferentes?

Costumamos dizer assim: “Hoje o clima por aqui está pesado!! Ou “Hoje o clima está ótimo por aqui!”.

Esse “clima” não tem nada a ver com a previsão do tempo e sim com a reação que o comportamento do gestor causa em sua equipe.

Isso também acontece conosco em diversos ambientes onde fazemos parte, que vai desde o trabalho até em casa. Dependendo do nosso comportamento geramos um impacto, uma reação nas pessoas que estão ao nosso redor.

Cada um de nós temos padrões de comportamentos em diversas ocasiões, que são diferentes naquelas mais estressantes daquelas mais leves e amigáveis.

Voltando ao ambiente de trabalho, com base nisso dizemos que, o perfil comportamental de um indivíduo é um conjunto de características comportamentais que determinam um perfil ideal para cargos e funções específicas.

Quando uma empresa vai contratar um vendedor, por exemplo, que é uma função que se relaciona com o cliente externo, geralmente definem alguns comportamentos, tais como:

– Comunicativo                                 – Estimulador

– Envolvente                                     – Competidor

– Simpático                                         – Otimista

– Persistente                                     – Persuasivo, etc.

 

 

Com base nesse exemplo, será esse conjunto de características mais as habilidades técnicas e pessoais que formarão o perfil comportamental ideal do vendedor de uma loja específica.

Geralmente as empresas tem esse perfil definido quando possuem uma vaga em aberto ou em caso de promoções e ascensões de cargos.

É através desse perfil comportamental específico que se formam os setores/processos, dentro de empresas mais estruturadas, para que se tenha uma melhor produtividade, maior sinergia e aproveitamento dos talentos de cada profissional.

Você, provavelmente, já deve ter conhecido um profissional que era supercompetente numa função técnica e que quando foi promovido a gestor de equipes, não se deu tão bem?

Alguns desses profissionais acabam sendo rotulados de incompetentes, mas o que geralmente acontece é uma falha no levantamento, na avaliação e análise mais precisa dos comportamentos e habilidades desse profissional para atender a demanda de assumir a liderança de uma equipe.

O que também pode acontecer nesses casos é que a própria empresa talvez, não tenha um programa interno de treinamento e desenvolvimento para colaboradores ou, nem ao menos, consegue contribuir com diferentes incentivos, para que esse profissional tão bom tecnicamente, tenha a opção de buscar treinamentos adequados para se desenvolver nas habilidades específicas e exigidas pela vaga, para assim, gerir melhor uma equipe.

O que seria ideal dentro de um processo de seleção ou promoções dentro de pequenas e médias empresas são programas para desenvolvimentos profissionais, onde primeiramente, os candidatos são avaliados pelo seu CV (dando ênfase para as habilidades e conhecimentos técnicos) e juntamente com a avaliação comportamental possam compor esse plano de desenvolvimento individual, onde, esse profissional saberá exatamente como, onde e até quando precisará se desenvolver, aprimorando os pontos que ficaram acordados nesse plano.

A partir disso, esse profissional certamente terá maiores chances, além de aprimorar seus conhecimentos técnicos, de se tornar um excelente gestor, líder de equipe ou ocupar um novo cargo/função na empresa.

Quando é realizada uma avaliação de perfil comportamental alinhada a um plano de desenvolvimento individual, o profissional se sente mais seguro, motivado e sua performance certamente será muito melhor do que se a empresa apenas o contratasse rapidamente para assumir o cargo de imediato.

Sabemos que a maioria das empresas (pequenas e médias) não possuem esses planos de desenvolvimento profissional ou de carreira para os colaboradores que almejam ascensão. Mas isso é completamente possível, contratando prestadores de serviços especializados que poderão auxiliar nessa avaliação comportamental e supervisionar periodicamente o plano de desenvolvimento individual dos cargos mais estratégicos desta empresa.

Em se tratando do perfil dos profissionais de hoje em dia, devemos entender que estes estão cada vez mais buscando por conta própria, esse tipo de desenvolvimento e aprimoramento.

Existe uma escassez geral no mercado de profissionais bem qualificados e com habilidades específicas para cargos de liderança e gestão.

Sabemos o quanto está difícil encontrar uma vaga de emprego, mas por outro lado, também está complicado encontrar profissionais bem preparados para assumirem diversos cargos.

É claro que, larga na frente aqueles profissionais que possuem mente aberta e entendem a necessidade de investirem em si mesmos para melhorarem suas habilidades comportamentais, técnicas e com isso, ganharem mais visibilidade e aceitação do mercado.

Portanto, é de suma importância conhecermos o perfil comportamental predominante daquele profissional que está em busca de recolocação, novo cargo, abrindo seu próprio negócio ou ascensão na carreira e para aqueles que buscam o profissional ideal para vagas específicas dentro da sua empresa.

Para quem está em busca de novos desafios profissionais (recolocação, ascensão ou abrindo sua empresa) a avaliação comportamental permitirá que o profissional trace seu próprio plano de desenvolvimento individual, sabendo com mais clareza seus pontos fortes e aqueles mais críticos a serem trabalhados para assumir um novo cargo ou melhorar sua performance profissional.

A vantagem de conhecer o perfil comportamental é que através dessa avaliação levanta-se competências, habilidades, talentos, informações de como o indivíduo se relaciona com os outros, como reage sob pressão, qual o tipo de ambiente de trabalho preferido e muitas outras informações pessoais mais específicas. Com essas informações importantíssimas, é possível tomar decisões e estabelecer um plano de desenvolvimento pessoal e profissional para galgar uma carreira com mais precisão, de forma rápida e assertiva.

Imagine como seria se soubéssemos com clareza os nossos padrões de comportamentos diante daquelas situações no trabalho que nos constrangem ou nos desequilibram? Imagine ter a possibilidade de entender e escolher os comportamentos mais adequados para esses momentos?

Tudo isso começa a ser possível quando conhecemos nosso perfil comportamental e seguimos adiante para entender nosso funcionamento, aprendendo como podemos nos adaptar melhor aos ambientes de trabalho e termos melhores resultados profissionais.

Existem várias informações disponíveis sobre avaliações e analises comportamentais na internet, inclusive a HORIZON possui o Assessment que é uma avaliação comportamental com base na metodologia DISC, com índices de mais de 97% de assertividade. É especialmente direcionado para todos os profissionais que queiram ter melhores resultados no trabalho, estão em busca de novos desafios, abrir seu próprio negócio, contratar com assertividade e para aquele que deseja tornar-se mais competitivo e visível no mercado

Também temos planos especiais para profissionais e empresas que desejam conhecer, promover ou desenvolver melhor sua equipe e gestores.

Se quiser saber informações sobre nossos planos, entre em contato pelo e-mail: contato@horizondesenvolvimento.com.br ou pela aba de Contato no nosso site.

 

Forte abraço,

Renata F. Barros

Master Coach de Carreira & Analista Comportamental

 

 

Compartilhe:


 

Deixe um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>