Você sabia que somos a média das 7 pessoas com quem mais convivemos?
O Poder das Nossas Conexões e Redes de Relacionamentos.
Os cientistas James Fowler e Nicholas Christakis(1), escreveram um livro com base em estudos ao longo de 30 anos sobre os comportamentos dos indivíduos de uma cidade inteira e concluíram que as pessoas são diretamente influenciadas em hábitos, padrões de pensamentos e comportamentos por todo o seu ciclo de convivência.
Ou seja, sofremos influências positivas e/ou negativas de pessoas diretamente ou indiretamente ligadas a nós o tempo todo. Essas influências podem estar ligadas ao nosso estilo de vida, maneiras de pensar, nos nossos relacionamentos com família, cônjuges, amigos e, é claro, no ambiente de trabalho.
Se convivemos no trabalho com pessoas sem objetivos, sem perspectivas de crescimento e que vivem estagnadas, a tendência é que mais cedo ou mais tarde comecemos a sofrer uma certa influência desse mesmo padrão de pensamento e comportamento do colega ou grupo de trabalho.
Temos a tendência de convivermos com pessoas mais parecidas conosco e isso não precisa mudar completamente. Mas precisamos aprender a gerenciar nossa rede de relacionamentos para também trazer para o nosso convívio alguns exemplos daquilo que queremos nos tornar no futuro.
O que eu explico para meus clientes é que se eles almejam se desenvolver profissionalmente, é preciso buscar se relacionar com pessoas parecidas com os seus objetivos.
E como podemos fazer isso? Frequentando ambientes onde esse perfil de profissional faz parte, construindo novos relacionamentos, amizades e criando novos ciclos de convivência com estas pessoas.
Quando nos relacionamos com indivíduos melhores que nós em algum quesito, começamos a expandir nossos conhecimentos e pensamentos, despertando em nós também o desejo de crescer, de melhorar, espelhando-se naquela pessoa que vem sendo referência para nós.
Por isso digo que quando desejamos evoluir, crescer, aprender algo novo, precisamos gerir bem a nossa rede de relacionamentos para trazer para perto de nós pessoas com quem podemos trocar experiências e aprendizados, para que assim, possamos melhorar continuamente como profissional e como ser humano.
Não fique aí preso na sua gaiola! Você tem asas fortes e para aprender a voar só depende de você!
Forte abraço,
Renata F. Barros
Master Coach de Carreira & Analista Comportamental.
(1) Referência Bibliográfica – O Poder das Conexões dos autores e cientistas James Fowler e Nicholas Christakis.
Deixe um comentário